Palestrantes

Profª Drª Dolores Galindo
Doutora em Psicologia Social pela Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Atual coordenadora do Programa de Estudos Pós-graduados (mestrado) em Estudos de Cultura Contemporânea ECCO da Universidade Federal de Mato Grosso. Professora do curso de Psicologia da UFMT.  Coordena o Grupo de Pesquisa Ciências, Tecnologias e Criação (Lab.TECC).  É Vice-Presidente da Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO (2012-2013). Membro da Rede Centro-Oeste de Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas - CO3 e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação Interdisciplinar em Humanidades (ANINTER).

Profº Drº Marco Aurélio Máximo Prado
Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professor associado II da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. E pesquisador junto aos Núcleos de Pesquisa em Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH/UFMG) e Psicologia Política (NPP/UFMG). Possui "grant" pesquisador pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e é bolsista pesquisador do CNPq.

Profª Drª Inara Barbosa Leão
Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Atualmente, é professora no Curso de Graduação em Psicologia e do Mestrado e Doutorado em Educação. Coordenadora do Programa de Pós-Gradução em Psicologia - Curso de Mestrado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Profº Drº Henrique de Oliveira Lee
Doutorado em Literatura Comparada em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor adjunto do Departamento de Psicologia da UFMT e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (MeEl). Realizou estágio PDEE com bolsa da CAPES como pesquisador associado na University of California at Irvine (2010) em Teoria Literária.

Profª Drª Ludmila Brandão
Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCS). Pós-doutorado (2004-2005) na Université dOttawa (Canada), com bolsa CAPES, na área de Crítica da Cultura. É Coordenadora da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação da UFMT. Professor Associado III da Universidade Federal de Mato Grosso.  É líder do Núcleo de Estudos do Contemporâneo (UFMT/CNPq). Coordena PNPD Institucional/CAPES.  É membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte - ABCA e Curadora do Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT (MACP/UFMT).

Profª Drª Juliana de Castro Chaves
Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).  Atualmente é Secretaria da Regional Centro-Oeste da ABRAPSO e Professora Adjunto da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social.

Profª Drª Jacy Correa Curado
Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos Grupais e de Comunicação.

Profª Drª Andrea Cristina Coelho Scisleski
Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (Campo Grande - MS). Fundamenta seu trabalho de pesquisa a partir do referencial teórico de Michel Foucault e Giorgio Agamben, especialmente os conceitos de governo, biopolítica, tanatopolítica e vida nua. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social.

Profª Drª Zaira de Andrade Lopes
Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é docente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem experiência na área de Psicologia Social e Educação.

Profª Ms Mírian Toshiko Sewo
Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora de psicologia na Universidade Federal do Mato Grosso, Coordenadora Pedagógica do Curso de Graduação em Pedagogia Modalidade a Distância UAB/UFMT/Pólo de Apoio Presencial (Sorriso/MT) e Coordenadora do Programa Conexões de Saberes - Diálogos entre a Universidade e as Comunidades Populares na UFMT.

Profª Drª Tatiane Lebre Dias
Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: dificuldades de aprendizagem, ensino fundamental, crianças com necessidades educativas especiais, desempenho escolar e criatividade.

Profª Ms. Maria Aparecida de Amorim Fernandes
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é psicóloga do Governo do Estado do Mato Grosso, lotada no Hospital Universitário Júlio Müller. Presidente do CRPMT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria das representações sociais, metodologia de pesquisa, grupo focal, análise processual e aids.

Profª. Ms. Adriana Sales
Adriana Sales (nome social) é mestre pelo Programa de pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Rondonópolis. Atua na secretaria de Estado de educação e é ativista social do movimento trans brasileiro desde 1998, militante para as causas das travestis no contexto escolar.
Professora da Superintendência de Formação dos Profissionais da Educação - SUFP, da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso - SEDUC/MT.

Jackeline Silva
Vice-Presidente do Instituto de Mulheres Negras - IMUNE/MT

Ms. Naine Terena de Jesus 
Doutoranda em educação (PUCSP). Possui mestrado em Artes pela Universidade de Brasília e é graduada em Radialismo pela Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na elaboração e execução de projetos culturais, na área de Educação, audiovisual e artes, atuando principalmente nos seguintes temas: povos indígenas e mídia, educação, rádio, vídeo e teatro.

Dalete Soares
Educadora do Fórum Nacional de Direitos Humanos e da Terra (FDH-T)

José Marques Braga
Economista e atua no Conselho da Cidade de Várzea Grande, ex-secretário de planejamento de Várzea Grande. Também trabalha com lutas por moradia.